O Senado da Argentina aprovou na madrugada desta quinta-feira, 15, depois de 14 horas de debates acalorados, o casamento entre pessoas do mesmo sexo no país. assim, o país Hermano passa a ser primeiro da America Latina e do Caribe e o décimo, no mundo, que legaliza o matrimônio entre pessoas do mesmo sexo.
O texto que permite a união foi finalmente aprovado por 33 votos a favor e 27 contra – além de três abstenções em uma votação que terminou às quatro da madrugada. Agora o projeto segue para a sanção da presidente Cristina Kirchner, que já se posicionou a favor da medida e inclusive criticou os opositores à proposta.
Do lado de fora do Senado, grupos de defesa da cidadania LGBT dividiam o espaço com apoiadores da visão conservadora das igrejas católica e evangélica da Argentina, que rezavam o tempo todo. Eles foram separados por um cordão de isolamento, mas isso não impediu que um gritasse frases de ofensa para outro.
Um dia antes da votação, os religiosos já tinham organizado uma manifestação tentando impedir a aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo. Especialistas políticos estão vendo o apoio do casal Kirchner aos direitos LGBT como uma estratégia para passar uma imagem progressista, e assim garantir a reeleição de um deles, Cristina ou Nestor, em 2011.
Fonte: Mix Brasil
Parabéns para a política argentina,vergonha para o Brasil!
comentários: 0
Postar um comentário